Conselhos

Contato: (+351) 214 985 110

  • Registar

astigma

Este é um tema que gera queixas em muitas mulheres, pois embora possam atingir qualquer idade e sexo, são mais predominantes no sexo feminino dado que a uretra na mulher é muito mais curta que nos homens, facilitando o acesso das bactérias à bexiga.

Há um mito que pretendemos eliminar: a questão das infeções que se "apanham " nas casas de banho públicas, não tem fundamento! As infeções urinárias não são contagiosas!

Normalmente ocorrem por:

1) proliferação da flora vaginal decorrente de uma alteração do pH local;

2) por contaminação de bactérias do intestino que vão para a vagina (E.coli)

Relativamente aos sintomas, podem surgir isolados ou em conjunto, e incluem:

Com a irritação das paredes da bexiga ocorre uma vontade de urinar mais vezes, acompanhada de ardor e sensação de peso e/ou dor no baixo ventre, podendo mesmo aparecer sangue na urina.

Quando a infeção não é tratada correctamente, evolui para os rins, provocando febre alta e dores abdominais.

Apresentamos de seguida um conjunto de medidas eficazes para prevenir o seu surgimento:

1)  evite usar pensinhos diários e o papel higiénico deve ser usado da frente para trás( da vagina para o ânus), para evitar que as bactérias do tracto instestinal sejam transportadas para a uretra e daí para a bexiga;

2) aquando das relações sexuais, deve sempre urinar após a relação, pois sabe-se que o acto produz um relaxamento da uretra o que facilita a invasão de bactérias para a bexiga;

3) evite produtos de higiene e outros(espermicidas) que possam irritar a uretra e a bexiga e use roupa interior de algodão, pois absorve a transpiração, impedindo a proliferação das bactérias.

Estas infeções podem ocorrer  nas diferentes etapas da vida, nas crianças devemos prestar particular atenção ao manuseamento da fralda, por forma a evitar o contacto das bactérias do inetstino com o orgão genital.

Na grávida,também são frequentes devido, não só à ação da progesterona que provoca um inchaço das vias urinárias, mas também pelo aumento  tamanho do útero que comprime a uretra, provocando uma diminuição do fluxo de urina,favorecendo a multiplicação das bactérias.

Na menopausa o seu aparecimento fica-se a dever às alterações hormonais, com a diminuição dos níveis de estrogénios, ocorre secura vaginal  e as paredes da vagina ficam mais susceptiveis às bactérias.

Vamos ainda abordar a diferença entre as infeções vaginais provocadas por bactérias e as que surgem na presença de fungos pois é uma dúvida frequente.Na presença de fungos, asintomatologia acontece com pruridoe um corrimento esbranquiçado.Tratam-se com produtos de higiene intima com pH 8,e anti fungicos locais.

No caso das infeções provocadas por bactérias o corrimento é amarelo-esverdeado acompanhado de odor intenso.

Por último, perante o minimo sintoma de dor ou vontade frequente de urinar, beba muita água, tome vitamina C , que acidifica o pH vaginal e trava a proliferação das bactérias, faça uma higiene intima com um produto de pH ácido(só nesta altura) e consuma arando (cranberrie), que possui eficácia reconhecida em evitar a adesão das bactérias (E.coli) à parede das células do aparelho urinário e promove a reconstituição de uma microflora intestinal equilibrada.

Existem infeções urinárias que curam de forma espontânea, a ingestão de água é fundamental, mas na maioria precisam de ser tratadas com antibióticos.

Apelamos à importância da correcta adesão à terapêutica, pois muitas vezem as infeções repetem(recidivas) por não se respeitarem as tomas, correndo assim o risco de se tronarem crónicas!

Aconselhe-se sempre na sua farmácia!

Farmácia São Damião

farmacia

Os Nossos Contactos

Nossa Morada:
Av. Dr. Armando Romão 3-A,
2650-302 Amadora - Moinhos da Funcheira
Phone: (+351) 214 985 110, (+351) 913 812 207
Horário de Funcionamento:
Seg - Sab: 9:00 - 20:00
Encerrados a 25 Dezembro e 1 Janeiro

Dias de Serviço

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Agendar




S5 Box

Login

Register